O happening (do inglês, acontecimento) é uma forma de expressão das artes visuais que, de certa maneira, apresenta características das artes cênicas. Neste tipo de obra, quase sempre planejada, incorpora-se algum elemento de espontaniedade ou improvisação, que nunca se repete da mesma maneira a cada nova apresentação. Apesar de ser definida por alguns historiadores como um sinônimo de performance, o happening é diferente porque, além do aspecto de imprevisibilidade, geralmente envolve a participação direta ou indireta do público espectador. Para o compositor John Cage, os happenings eram "eventos teatrais espontâneos e sem trama". O termo happening, como categoria artística, foi utilizado pela primeira vez pelo artista Allan Kaprow, em 1959. Como evento artístico, acontecia em ambientes diversos, geralmente fora de museus e galerias, nunca preparados previamente para esse fim. Na pop art, artistas como Kaprow e Jim Dine, programavam happennings com o intuito de "tirar a arte das telas e trazê-la para a vida". Robert Rauschenberg, em Spring Training (do inglês, Treino de Primavera), alugou trinta tartarugas para soltá-las sobre um palco escuro, com lanternas presas nos cascos. Enquanto as tartarugas emitiam luzes em direções aleatórias, o artista perambulava entre elas vestindo calças de jóquei. No final, sobre pernas-de-pau, Rauschenberg jogou água em um balde de gelo seco preso a sua cintura, levantando nuvens de vapor ao seu redor. Ao terminar o happening, o artista afirmou: "As tartarugas foram verdadeiras artistas, não foi?" Durante o movimento Provos, de 1964 a 1966, os membros do grupo faziam happening nas praças de Amsterdan.
Principais artistas
Allan Kaprow
Claes Oldenburg
Jim Dine
John Cage
Robert Rauschenberg
Roy Lichtenstein
Wolf Vostell
Matheus Garcia
Arte Conceitual
(Inicia-se na década de 1960)
- Para os artistas conceituais, a arte deixa de ser puramente visual e passa a ser considerada como idéia e pensamento; O conceito (a idéia) é fator predominante da obra – é mais importante que técnica ou acabamento;
- Influência direta dos ready-mades de Marcel Duchamp;
- Possibilidade de delegar a produção (a realização material) a outra pessoa;
- Utilização de diversas linguagens, por vezes ao mesmo tempo; (happening, performance, land art, body art, fotografias, vídeos, objetos)
Joseph Kosuth
(1945)
Joseph Kosuth. (American, born 1945). One and Three Chairs. 1965. Wood folding chair, mounted photograph of a chair, and photographic enlargement of a dictionary definition of "chair", Chair 32 3/8 x 14 7/8 x 20 7/8" (82 x 37.8 x 53 cm), photographic panel 36 x 24 1/8" (91.5 x 61.1 cm), text panel 24 x 24 1/8" (61 x 61.3 cm). Larry Aldrich Foundation Fund. © 2008 Joseph Kosuth / Artists Rights Society (ARS), New York, Courtesy of the artist and Sean Kelly Gallery, New York.
Allan Kaprow (1927-2006)
John Cage – música
Linguagem artística baseada na prática teatral, sem texto pré-escrito, e que se fundamenta na relação e participação direta do espectador;
Principais características:
- Improvisação;
- Não possui uma estrutura narrativa (começo, meio e fim) nem a reprodução do “espetáculo” como o teatro (ações realizadas em tempo real);
- Podem ser realizados em qualquer lugar: rua, lugares abandonados, casas, galerias... e em conjunto com outras linguagens (música, artes visuais, instalações)
Allan Kaprow
(1927-2006)
Allan Kaprow. 1961 Tire Tower. 1979Kaprow . Fluids . 1967
Performance
- Linguagem artística baseada na prática teatral, que pode estar aliada a outras linguagens (dança, música, pintura, escultura, instalação, fotografia, vídeo), mas que NÃO conta com a participação do público – este é apenas observador em relação à proposta do artista;
- Desafiam as relações entre arte/não- arte; cotidiano e obra;
Fluxus
Chris Burden (1946)
Burden747-1973
Doorway to Heaven_15 November_1973
Transfixed 23 April 1974 Speedway Avenue Venice California
Joseph Beuys
(1921-1986)
Como explicar pinturas a uma lebre morta. 1965
- O escultor alemão Joseph Beuys, aquele do feltro e da graxa, e do grupo Fluxus, numa de suas ações, passou horas na Galeria Schmela, em Düsseldorf, com o rosto coberto de mel e ouro. Beuys vagou pela galeria, carregando no colo uma lebre morta com quem ele falava, comentando detalhes sobre as obras expostas.
I like America and America likes Me 1974
- O coiote é um pequeno lobo, símbolo mágico dos índios da América. Ao encerrar-se num espaço fechado em que procura o diálogo com o animal selvagem, ele estabelece uma ponte entre o "cão e o lobo" que se encontram no coiote e também no próprio homem. Esta performance permite revelar a possibilidade de conectar as rupturas e de as "sanar" mostrando que o paradoxal não é destituído de sentido.
Land Art
- A natureza como lugar para a arte – não mais para ser representada;
- Relação direta do artista e do espectador com a natureza;
- Uso de materiais orgânicos (que não agridam o ambiente em que são inseridos);
- Mudança da paisagem pela ação humana (mudança sem efeitos danosos);
- Obras de grandes dimensões;
- Registros fotográficos ou em vídeo;
Robert Smithson(1938-1973)ASPHALT RUNDOWN Roma, Itália - 1969SPIRAL JETTY - Rozel Point, Great Salt Lake, Utah - April 1970
Christo and Jeanne-Claude (1935)
Christo and Jeanne-Claude - Museum of Contemporary Art Wrapped Chicago 1968-69
Surrounded Islands - Miami Florida 1980-83
Bibliografia
Chilvers, Ian. Dicionário Oxford de Arte. Tradução:Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
Dempsey, Amy. Estilos, escolas e movimentos. Tradução: Carlos Eugênio Marcondes de Moura. São Paulo:
Cosac & Naify, 2003. 304 p.1
Fontes e Editores da Página
Happening Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=24048312 Contribuidores: Beria, Charles Narloch, Francisco Leandro, GOE, Gaf.arq, Jo Lorib, LeonardoG, Lflrocha, Lusitana,
MigueldePortugal, Rui Silva, Salamat, Tintazul, Yanguas, 25 edições anónimas.
Imagens
Natureza e arte em total integração. Bravo!
ResponderExcluirMuito bom o site!!
ResponderExcluir